Dieta Low Carb Jejum Intermitente Cardapio

Cardápio para Jejum Intermitente – Sugestão de Refeição e Alimentação Saudável para combinar a prática do Jejum Intermitente e obter resultados mais rápidos e eficientes.

Há certas tendências que vêm ganhando destaque no Brasil nos últimos anos em relação à procura cada vez mais constante, de métodos para emagrecimento, boa forma, qualidade de vida e afins.

Um desses métodos bastante popular atualmente é o que se chama Jejum Intermitente (JI).

O JI nada mais é do que um padrão de alimentação que faz a alternância entre intervalos em jejum com períodos (janela) de alimentação.

A questão aqui, ao contrário das dietas, não é O QUÊ COMER, e sim, QUANDO COMER (um pequeno detalhe, é verdade, mas, que faz toda a diferença).

É preciso esclarecer ainda que o jejum intermitente não é uma dieta propriamente dita, e sim, um "Estilo de Vida" aplicado ao seu modo alimentar, ao contrário de uma dieta, ele não restringe o que você vai comer.

Neste artigo, vamos abordar um pouco desse tipo de jejum, além de algumas opções de cardápios para que você possa usufruir de todos os seus benefícios. Vamos começar, então?

» Baixe este Artigo em pdf: "Cardápio para jejum intermitente 2018 – O que comer após e durante o jejum" – CLIQUE AQUI

Banner Guia Completo do Jejum Intermitente

ÍNDICE DE CONTEÚDO

  • Restrições para praticar o jejum Intermitente
  • O que Comer ou Beber durante o Jejum Intermitente?
  • O que comer em seu cardápio após o jejum intermitente?
  • O que evitar em seu cardápio após praticar o Jejum Intermitente?
  • Opções de cardápio para o Jejum Intermitente
    • CARDÁPIO – MODERADA CALORIAS
    • CARDÁPIO – BAIXA CALORIAS
  • Últimas considerações

Restrições para praticar o jejum Intermitente

Restrições para praticar o jejum Intermitente

As contraindicações para o jejum intermitente são poucas, mas devem ser levadas em consideração, pois, podem apresentam sérios problemas para quem não pode fazer e mesmo assim, se arriscar.

Portanto, é desaconselhável fazer jejum quem está grávida ou amamentando.

Também não é bom fazer quem estiver tomando remédios controlados ou mesmo pessoas que possuam problemas de ansiedade alimentar exagerada.

Além disso, crianças, adolescentes, idosos e diabéticos são outros grupos de pessoas das quais o jejum intermitente não é aconselhável.

Isso porque, o organismo delas é muito frágil ou ainda está em desenvolvimento, e limitar o tempo para ingestão de alimentos pode trazer graves consequências de saúde.

O que Comer ou Beber durante o Jejum Intermitente?

O que ingerir durante o Jejum Intermitente

Enquanto você estiver em jejum, é muito importante que não esqueça de beber bastante água, não fique sem beber água!!!

Outro detalhe que muitas pessoas têm dúvidas é se podem tomar algum suco detox, um suco de abacaxi, limonada e etc. Ou até mesmo se poderia comer alguma fruta durante o Jejum.

A resposta é NÃO! O objetivo clássico do Jejum Intermitente é não se alimentar durante um certo intervalo de horas, qual seria o sentindo de praticar esse método se você for se alimentar?

Portanto, poderá consumir apenas bebidas sem calorias como o: chá, café e água com limão (não é suco de limão!), sem açúcar ou adoçante. Mas nada de alimentos sólidos!

Um chá muitíssimo recomendado, para você combinar com o Jejum Intermitente é o Chá Verde, As substâncias naturais presentes no chá verde aumentam a queima de gordura e também estimulam o processo de queima de calorias.

Você poderá tomar três xícaras de chá verde por dia. Se seu sabor for muito amargo para você, poderá combinar com erva-cidreira, hortelã ou erva-doce.

Café também é permitido durante o jejum. A cafeína promove o metabolismo acelerado e a quebra de gordura no organismo. O ideal é tomar de uma a duas xícaras por dia.

Você também, poderá tomar um copo de água com o sumo de meio limão (quente ou não). O limão estimula os sucos digestivos.

André Ferrizi comenta sobre o que tomar durante o jejum:

» Conheça o Programa Corpo Fitness: alimentação natural e saudável aliada à malhação e jejum intermitente – CLIQUE AQUI.

O que comer em seu cardápio após o jejum intermitente?

O que comer em seu cardápio, após o jejum intermitente?

Você já deve estar se perguntando: Como Montar meu Cardápio para Jejum intermitente? Pois agora, vamos fazer algumas sugestões.

Porém, você também deve ser consciente de que não adianta horas e mais horas em jejum, se quando for comer, se alimentar do que quiser ao mesmo tempo em que não pratica atividades físicas.

Como qualquer outro procedimento que mexa com a sua alimentação o jejum intermitente só dará resultados positivos se vier unido a outros procedimentos importantes, como alimentação balanceada e práticas regulares de exercícios.

Se isso não for levado em consideração, o que você fará é apenas passar fome sem motivo algum.

Então primeiramente você precisa "moldar" o seu organismo para fazer o jejum intermitente.

Comece ingerindo cada vez menos carboidratos, pois o corpo digere os carboidratos transformando-os em açúcar simples (glicose), e assim você irá eliminando, aos poucos, a ingestão de açúcar, até chegar ao ponto em que você reduzirá o consumo desse tipo de alimento.

Uma sugestão ideal para praticantes do jejum intermitente seria: carne, peixe, ovos, legumes, frutas, nozes, sementes, laticínios ricos em gordura, gorduras, óleos saudáveis e talvez até mesmo alguns tubérculos e grãos sem glúten.

Uma dica valiosa, em termos de alimentação seria, após o jejum, uma salada, bem leve e cerca de meia hora depois, realizar uma refeição completa, rica em proteínas e bons carboidratos.

Isso mesmo, lembrando aqui, que você não eliminará o consumo de carboidratos em sua dieta, irá apenas reduzir.

Mas, por que reduzir os carboidratos? Simples: quando ingerimos uma quantidade alta deles, há um aumento da produção de insulina, reduzindo a taxa de glicose no sangue.

Quando isso ocorre, você senti mais fome, o que poderá comprometer seu processo de adaptação ao jejum.

Ao reduzir a ingestão de carboidratos e consumir mais proteína e gordura, as pessoas sentem mais saciedade e automaticamente acabam por consumir menos calorias, sem ficar se preocupando com o que está comendo.

Quanto de carboidrato vai comer, dependerá de vários fatores, como seu peso ou quanto você quer perder, se pratica atividade física, ou se está saudável. A avaliação de um profissional qualificado determinará uma faixa de consumo diário.

Por isso uma das melhores combinações, atualmente recomendada, é a adoção da Dieta Low Carb aliada aos protocolos de jejum.

» Quer Completar seu Jejum Intermitente com um Cronograma de Alimentação Correta? – CLIQUE AQUI.

Agora sim, depois que você acostumou o seu corpo a ficar sem glicose, e com uma quantidade razoável de carboidratos, chegou a hora de começar a jejuar com tranquilidade e sem problemas para a sua saúde.

Lembrando, mais uma vez, que o jejum intermitente não é apenas uma "dieta", e sim, um estilo alimentar, tal como ser vegetariano, você não é vegetariano hoje e amanhã não.

E portanto, essa filosofia alimentar precisa se adequar a dieta que você estiver mantendo para que dê resultados bem práticos.

O que evitar em seu cardápio após praticar o Jejum Intermitente?

O que evitar em seu cardápio ao praticar Jejum Intermitente

Após o jejum, se pretende ter resultados positivos não coma certos tipos de alimentos, como por exemplo: doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas, farinha branca e grãos com glúten que inclui massas e o "querido" pão Frances.

Para resumir, elimine todos alimentos industrializados, açucarados e processados, com isso o seu organismo vai certamente agradecer.

E se o seu objetivo principal for Perder Peso e obter resultados rápidos, então, durante as janelas de alimentação, evite alguns alimentos em excesso que possuam um alto índice glicêmico, como por exemplo, certas frutas (Abacaxi, banana, manga, melancia, etc).

Opções de cardápio para o Jejum Intermitente

Opções de cardápio para o Jejum Intermitente

Antes de começar com um cardápio de jejum intermitente, propriamente dito, uma sugestão seria realizar o jejum em no máximo dois dias por semana.

E também não ir à academia, no dia que for jejuar, isso enquanto for iniciante e estiver no processo de adaptação aos protocolos de JI.

As recomendações abaixo são apenas uma sugestão para você se orientar. Pois, depende muito do seu perfil e como você se encaixa melhor.

Novamente, o ideal realmente é procurar um nutricionista para definir com precisão a dieta que você precisa no dia a dia.

Banner Guia Completo do Jejum Intermitente

Nestes exemplos de cardápios, você poderá ajustar de acordo com o protocolo que irá adotar, pulando uma refeição ou outra, ou mesmo definido os dias na semana que irá jejuar ou não.

Bem, feitos os esclarecimentos devidos, vamos a algumas dicas de cardápio para orientar o que comer após o jejum intermitente.

CARDÁPIO – MODERADA CALORIAS

Opção – 1

Café da manhã:

  • 2 cookies integrais;
  • 1 pêssego médio fatiado;
  • 1 xícara de chá verde ou café sem adoçar.

Almoço:

  • Peito de frango assado ou grelhado (cortado em cubos);
  • Salada de legumes variados e 2 colheres de sopa de azeite de oliva misturadas;
  • 1/2 xícara (de chá) de arroz integral;
  • 1 Fruta fresca.

Jantar:

  • 1 File de salmão grelhado;
  • 1 prato de sobremesa de salada de brócolis refogado e alface;
  • 2 colheres de sopa de arroz integral.

Lanches (Opção):

  • Shake de frutas batido com iogurte integral.

Opção – 2

Café da manhã:

  • 2 ovos mexidos;
  • 1 laranja ou outra fruta fresca de sua escolha;
  • 1 xícara de chá verde ou café sem adoçar.

Almoço:

  • Sopa de carne com legumes.

Jantar:

  • 1 Bife de contrafilé grelhado;
  • Salada com 1 colher de sopa de azeite e 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico.

Opção Lanches (escolha 1 destes)

  • 1 xícara de chá verde;
  • 1 xícara de café sem adoçar;
  • 1 cookie integral.

Opção – 3

Café da manhã:

  • 1/2 xícara (de chá) de farelo de aveia cozido;
  • 4 claras de ovos mexidas;
  • 1 pêssego médio fatiado;
  • 1 xícara de chá verde ou Café sem adoçar.

Almoço:

  • 1 File de peito de peru grelhado ou assado;
  • Salada com brócolis cozidos;
  • 2 colheres de sopa de arroz integral.

Jantar:

  • Costeletas de porco assadas ou Porções generosas de rosbife;
  • Legumes e verduras cozidos no vapor.
  • 1 Maçã, mamão ou melancia.

Opção Lanches (escolha 1 destes):

  • 1 xícara de chá verde;
  • 1 iogurte diet com sabor de fruta;
  • 1 barra de proteína.

CARDÁPIO – BAIXA CALORIAS

Opção – 1

Café da manhã:

  • 1 fruta fresca;
  • 1 xícara de chá verde ou café sem adoçar.

Almoço:

  • Salada com atum, regadas com 1 colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de linhaça e 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico;
  • 1 xícara de chá verde.

Jantar:

  • 1 peito de frango grelhado com quantidades generosas de qualquer legume ou verdura, cozido no vapor ou cru;
  • 1 xícara de chá verde.

Opção Lanches (escolha 1 destes):

  • 1 iogurte natural ou porção de probiótico;
  • 1 Maçã ou outra fruta fresca;
  • 1 xícara de café sem adoçar.

Opção – 2

Café da manhã:

  • 1 iogurte light ou 2 fatias de pão integral;
  • 1 xícara de café sem adoçar.

Almoço:

  • uma salada grande com uma porção generosa de legumes e verduras de sua escolha (tomate, cebola, pepino, aipo, etc), regados com 1 colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de linhaça e 2 colheres de sopa de vinagre com ervas ou outro tipo de vinagre de sua preferência;
  • 1 xícara de chá verde.

Jantar:

  • Salmão grelhado ou assado com quantidades generosas de qualquer legume ou verdura, cozido no vapor ou cru;
  • 1 maçã.

Lanches (escolha 1 destes):

  • 1 colher de sopa de granola sem açúcar;
  • 1 barra de proteínas;
  • 1 fruta fresca.

Opção – 3

Café da manhã:

  • 1 ovo cozido.
  • 1 laranja ou outra fruta fresca;
  • 1 xícara de chá verde ou café sem adoçar.

Almoço:

  • Sopa de frango com legumes.

Jantar:

  • Peito ou filé de peru assado, com cenouras e legumes ou verduras no vapor.

Lanches (escolha 1 destes):

  • 1 iogurte desnatado;
  • 1 banana ou melancia;
  • 1 barra de proteínas.

Últimas considerações

sucesso no jejum intermitente

Ressaltando, aos iniciantes, que o seu organismo ainda não está acostumado a ficar horas e horas sem a ingestão de alimentos.

E há pessoas que não conseguem passar muito tempo sem comer. Portanto, se começar a se sentir mal, não force de jeito nenhum e cancele o jejum.

Um jejum intermitente, como já dito neste texto, é uma mudança em seu hábito alimentar.

Para que ele surta um efeito prático e positivo, não basta apenas passar muitas horas sem comer, e depois quando for se alimentar, comer de forma desregrada, ingerido muita comida que, conhecidamente, fazem mal ao nosso organismo.

Esse é um "método", portanto, que precisa ser completo. Faça o de maneira adequada, e tenha uma alimentação balanceada e saudável.

Assim, você estará no caminho certo para regular o seu organismo da maneira correta e alcançar o seu objetivo.

Não se esqueça, antes de realizar quaisquer mudanças na sua alimentação ou estilo de vida sempre consulte um profissional da área de saúde. Devido ao progresso das pesquisas, algumas informações podem se tornar desatualizadas.

Siga Nosso Perfil no Instagram para Acompanhar nossas Dicas e Aplicar o Jejum Intermitente em sua Vida. Clique na Imagem abaixo:

Siga Meu Perfil no Instagram

Banner Guia Completo do Jejum Intermitente

Dieta Low Carb Jejum Intermitente Cardapio

Source: https://www.dietaintermitente.com.br/cardapio-para-jejum-intermitente/